Acesso à informação

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

quarta-feira, 10 de julho de 2013

SESSÃO DISCUTE ALTERNATIVAS PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE DO HGM

 
 
 
 

Unidos em busca de uma solução para a grave crise do centenário Hospital Gonçalves Martins, dezenas de pessoas reuniram-se na manhã do dia 09 de julho (terça-feira), dentre elas, jovens, funcionários do Hospital Gonçalves Martins, Associações, Carlos Dumet, Laura Queiroz e Paulo Vidal (representantes do Hospital Espanhol e Fundação José Silveira),  Janina Schuenck (Promotora Pública), vereadores de Nazaré (Gildásio, César, Elton, Eval, Jorgina, Manoel, João Paulo, Edson, Memeu, Nagib e Anita Brito), Almir Reis (Secretário de Saúde de Nazaré), Jandira Barbosa (Vice-prefeita e Secretária de Cultura de Nazaré), Antônio de Brito Filho (Secretário de Planejamento de Nazaré), Heráclito Arandas e Hunaldo Costa (Prefeito e Vice-Prefeito de Jaguaripe), Larissa Costa (Secretária de Saúde de Jaguaripe),  Péricles e Antonio Nunes (Vereadores de Jaguaripe), Rogério Santos (Secretário de Saúde de Muniz Ferreira), Eliana Santana (Secretária de Saúde de Aratuípe), Paulo Reis (Junta Administrativa da Santa Casa), José Carlos Santos (Provedor da Santa Casa de Nazaré), Alfredo (representante dos funcionários do HGM), Antônio Carlos Conceição (Subtenente da Polícia Militar), além de pessoas da comunidade.

A relevância do Hospital Gonçalves Martins pelos serviços de saúde que suas instalações têm capacidade para oferecer para Nazaré e toda região (Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, Maragogipe e Salinas da Margarida), incluindo emergência, ambulatório, parto, exames e cirurgias de pequena complexidade, foi o que motivou o encontro, que oportunizou um debate bastante produtivo.

Sr. Carlos Dumet convidado a explicar sobre as causas da crise enfrentada pelo Hospital - que encara uma piora depois da posse do Hospital Espanhol na administração da casa de saúde - esclareceu através de tabelas demonstrativas projetadas no telão, que a entidade conta apenas com repasse de R$ 242.818,00, por parte da SESAB, e que possui uma divida de R$ 935.608,00, acumuladas em quatro meses, referentes a despesa com folha de pessoal, materiais e outras despesas.

Diante da necessidade imediata de estabilizar o atendimento do HGM, até que outras providências sejam tomadas pela Sociedade Espanhola de Beneficência – HE, a Drª. Janina Schuenck (Promotora Pública) intermediou uma negociação informal entre os municípios, onde foram apontadas sugestões diversas. Os presentes, representantes dos municípios beneficiados com os serviços do HGM elegeram a proposta de ceder um médico plantonista por município para atender as demandas imediatas, como medida provisória, até que outras providências sejam tomadas. Provocado pelo vereador João Paulo, foi sugerido que o apoio dos municípios fique condicionado a participação do Hospital Espanhol nesse período. O vereador João Paulo também enfatizou que as medidas de apoio dos municípios sejam imediatas, o que foi aprovado pelos presente, que se comprometeram também com a formação de um Grupo de Trabalho, que dentre outras coisas, também serão responsáveis pela readequação do modelo de gestão do HGM, atentando para a realidade. A equipe também se comprometeu, juntamente com a Promotoria Pública de Nazaré, em cobrar o cumprimento do aumento do repasse da SESAB, que já foi assegurado em reuniões anteriores, mas ainda não foi efetivado pela SESAB.

Outro assunto que foi alvo de manifestações dos presentes, especificamente dos funcionários do HGM, foi à cobrança dos débitos trabalhistas com a classe. A matéria, também discutida entre os presentes, apontou como solução parcial, a venda de parte dos imóveis da Santa Casa, para pagamento dos débitos, o que foi reprovado pelo Provedor da Santa Casa, Sr. José Carlos, que informou que não há pretensão de venda de imóveis e sim de readequação da cobraça dos alugueis, para que aumente a arrecadação, tornando possível o pagamento das dívidas de forma parcelada, dentre a arrecadação inclui também o pagamento do aluguel da sede do Hospital Gonçalves Martins pelo Hospital Espanhol, que encontra-se em atraso, mas foi assegurado pelo Sr. Carlos Dumet (representante do HE), que com a liberação da segunda parcela do empréstimo efetuado pelo HE, pretende-se efetuar o pagamento da citada dívida. 

O Secretário de Saúde de Nazaré, Almir Reis, foi veemente ao destacar as dificuldades enfrentadas pelos municípios, no que concerne à área de saúde e que é preciso comunhão de esforços para que “saídas” sejam encontradas para debelar a crise que assola o Hospital e que prejudica a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário