


O dia 10 de novembro - data em que Nazaré completou 160 anos que foi nomeada Constitucional Cidade de Nazaré - foi iniciado com a missa realizada na Igreja Matriz, com a presença da população, representantes do Governo Um Novo Tempo e o prefeito Milton Almeida.
O padre Carlos Magno conduziu a missa brilhantemente, agradecendo as bênçãos de Deus derramadas sobre Nazaré e pediu proteção.
Dando sequência as comemorações, foi realizado o hasteamento das bandeiras pelo prefeito, primeira dama e secretários, acompanhado pelo hino nacional tocado majestosamente pela Filarmônica Erato Nazarena.
Os soldados do Tiro de Guerra 06-020 abriram os desfiles juntamente com os guardas municipais que exibiram o novo fardamento.
Os vencedores do Concurso Pérola Negra - Gilmar Barbosa e Darlim Mariana estiveram presentes e receberam prêmios do prefeito e primeira dama.
Em seguida foi iniciada as apresentações realizadas por escolas municipais (zona urbana e rural) e particulares, acompanhadas pelo prefeito - Milton Almeida Júnior, secretários municipais, convidados - Deputado Estadual João Carlos Bacelar, prefeito de Vera Cruz Antônio Magno de Souza Filho, que prestigiaram o evento junto a sua comitiva de vereadores e secretários, além de outras autoridades do município de Nazaré.
O desfile belíssimo apresentou temas referente a Consciência Negra, contando a história de nossa cidade desde o surgimento, até os dias atuais.
Abrindo os desfiles os alunos devidamente caracterizados, apresentaram os povos indígenas da etnia tupinambá que habitaram a região antes de colonizadores portugueses adentrarem iniciando o povoamento.
Foram apresentadas também a história política, da educação, da música; manifestações como a capoeira, o candomblé, o maculelê; apresentação de banda musical mirim feita com instrumentos de lata tocadas por crianças do PETI; eventos culturais, como a Feira de Caxixis, Festejos do Glorioso São Roque, etc.; religiosidade; comidas; produção agrícola, dentre outros.
Os desfiles foram conduzidos ao som da banda marcial da Escola Senhor do Bonfim, BAMASFIM, com regência de Betinha.
Após o desfile temático apresentado pelas escolas municipais e escolas particulares (Coopenaza e Aildes Almeida), as fanfarras (BAMEJO - Educandário Jardim das Oliveiras, FAMUNAZA - Colégio Estadual José Marcelino e a BANJU - Colégio Estadual Luis Viana), homenagearam os 160 anos de Nazaré com melodias inéditas e coreografias que fizeram o público vibrar e aplaudir animadamente.
Após as apresentações das fanfarras o público seguiu o mini trio "Berro Grosso", dançando animadamente ao som de Garapa, até o Estádio Viriato Correa, onde aconteceu a inauguração do espaço de lazer em homenagem a Roque de Souza Lima conhecido popularmente como "Congo de Ouro", em seguida a população mais uma vez acompanhou o mini trio até a Ilha das Cobras, onde foi inaugurado o calçamento da Rua Milton Almeida.
O II Encontro de Filarmônicas contou com a presença da Filarmônica Erato Nazarena e a Filarmônica de Aratuípe que deram um show durante as apresentações.
A noite as bandas locais - Carleba, Oz Mensageiros e Magia Tropical fecharam com chave de ouro as comemoração ao Dia da Cidades que duraram quatro dias - de 07 a 10 de novembro.
CONFIRA AS FOTOS
Fotos: Roque Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário