
Em evento promovido hoje (13), durante a manhã, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, foi discutido o Projeto SAMU Regional, onde 30 município pertencentes a micro região de Santo Antônio de Jesus, serão contemplados com o atendimento, através da central de regulação, que será instalada em Santo Antônio de Jesus.
Como vai funcionar?
Os municípios contemplados no projeto contarão com 1 ambulância (unidade suporte básico) a cada dois municípios. O paciente para obter os serviços do SAMU deverá ligar para o telefone 192, onde receberá as orientações e avaliações de um médico para verificar a necessidade ou não de ser transportada de seu local de origem para atendimento em um hospital ou unidade especializada.
Neste projeto serão contemplados também 2 unidades suporte avançado, que possuem equipamentos que constam em UTI móvel. Estas vão ficar em dois municípios, uma em Santo Antônio de Jesus e a outra em Cruz das Almas, mas, caso seja necessária sua utilização por parte dos demais municípios pertencentes a área de abrangência do projeto, será conduzida aos locais solicitados para o atendimento de urgência.
Quando o projeto estará em pleno funcionamento?
Para funcionamento do projeto é necessário a construção da Central de Regulação, que receberá as chamadas através do telefone 192 e para iniciar a construção o colegiado está aguardando a liberação do recurso pelo Governo Federal. "O prazo para que a Central de Regulação do SAMUR esteja em pleno funcionamento é agosto de 2010. Caso o recurso demore a ser liberado, a prefeitura de Santo Antônio vai iniciar as obras, permitindo que o projeto esteja funcionando no prazo previsto", enfatiza Marcus Teixeira Torres, representante do G3 SAMU Grupo Técnico e Secretário de Saúde do Município de Laje.
Estiveram presente ao evento secretários, diretores e coordenadores de saúde dos municípios de: Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Laje, Salinas da Margarida, Castro Alves, Jiquiriça, Mutuípe, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Varzedo, Milagres, Tancredo Neves, São Felix e Itatim, além da diretora da 29º Dires, Srª Lutigardes Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário