“Nazaré a formosa do Rio Jaguaripe tem o privilégio de ser uma das portas do sertão baiano” Rui Barbosa.
A Resolução Provincial n. 368 elevou a sede da Vila de Nossa Senhora de Nazaré à categoria de Cidade, com o título de Constitucional Cidade de Nazaré, no ano de 1849. O município está localizado na microrregião do Recôncavo, numa área de 334 km2, com seu patrimônio histórico/cultural representado pelos casarios e monumentos arquitetônicos e festas religiosas/populares. As mais importantes festas populares são a Feira de Caxixis, considerada a maior feira de cerâmica ao ar livre do Brasil e os festejos do Glorioso São Roque, que atrai milhares de pessoas que realizam caminhada pelos quatro cantos da cidade, em demonstração de fé; o monumento Jesus de Nazaré é uma belíssima escultura de Jesus Cristo localizada no Morro do Silêncio, visitado e apreciado por pessoas de todo mundo.
“Terra Morena” caracterizada como cidade histórica, Nazaré, completou no dia 10 de novembro 161 anos de emancipação política. Uma programação comemorativa foi montada para festejar o aniversário da cidade. No dia 09 (terça), foi realizada a Sessão Solene no Salão Nobre, marcada pela homenagem ao radialista Noel Tavares, que durante solenidade recebeu o Título de Cidadão Nazareno, em reconhecimento ao belo trabalho que vem realizando junto a Rádio Sociedade da Bahia, divulgando o esporte amador, em especial o de Nazaré. Na oportunidade o prefeito Milton Júnior assinou ordens de serviços entregues ao Secretário Municipal de Obras – Raimundo Uzêda, autorizando: Reconstrução da Praça Conceição Maria de Souza no bairro do Apagafogo; Pavimentação a paralelepípedos: da Rua Direta da Mercantil, Primeira Travessa Militão Santos, segunda etapa da Rua do Tombo, primeira etapa da Rua Alto do Santo Antônio, duas travessas no Loteamento Santa Rita; Construção de um imóvel para abrigar o sistema de bombeamento e instalação de um buster, visando à melhoria do abastecimento de água tratada, no Loteamento Santo Antônio; Construção de uma praça no Largo do Tamarindeiro (Camamú); Reconstrução e ampliação da Praça Juvemário Tupinambá.
No dia 10 (quarta), as comemorações foram iniciadas com o hasteamento de bandeiras, no Paço Municipal, seguida da missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré e desfile cívico na Praça Alexandre Bittencourt. Os desfiles foram abertos com apresentação do Tiro de Guerra 06 – 020, seguido da Filarmônica Erato Nazarena. As escolas municipais apresentaram os 22 meses do Governo Um Novo Tempo, finalizando com apresentação dos colégios particulares e colégios estaduais. Também estiveram presentes ao desfile funcionário da Sec. de Desenvolvimento Social. Os desfiles foram o ponto alto do dia comemorativo, com muita dança, indumentárias coloridas e um repertório musical bastante diversificado.
Fotos: Roque Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário