O evento promovido na última quarta-feira (05/06), pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Nazaré, contou com a participação dos vereadores, João Paulo, Memeu, Edson, Elton, Manuel, Nagib, Anita Brito, Gildásio e Sergio, também estiveram presentes os Secretários Municipais de Nazaré, Almir (Saúde), José Carlos (Administração), Zélio Costa (Infraestrutura), Antônio de Brito (Planejamento) e representando o Prefeito de Nazaré, a Vice-prefeita Jandira Barbosa. Contamos com a participação de representantes de municípios vizinhos, Srª Célia (Vereadora e Primeira Dama de Jaguaripe), representando o Prefeito de Jaguaripe Heraclito Arandas e a Assistente Social do município Luíze, de Aratuípe contamos com a presença do Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Sr. Emmanuel Cardoso, representando a Prefeita de Aratuípe, Sandra Lago.
O evento reuniu centenas de pessoas interessadas, em sua maioria jovens, em especial dos Colégios Estaduais Luís Viana Filho e José Marcelino de Souza, que lotaram o espaço, eufóricos para saber todas as informações sobre a implantação de cursos profissionalizantes no município de Nazaré, assunto que tem sido alvo de numerosas solicitações da comunidade.
Os presentes tiveram a oportunidade de passar a manhã escutando boas notícias, na companhia de Danilo Altano – responsável pelo Programa de Infraestrutura Regional do EEP; Francisco José S. Domingues – responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas do EEP e José Eduardo – representante do SENAI.
Danilo Altano (EEP), falou sobre a perspectiva de um futuro próspero para os municípios que estão localizados no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, e destacou, “para que as pessoas se beneficiem com esse novo momento, precisam buscar qualificar-se, obtendo bom desempenho nos cursos, sendo interessados e dedicados, pois, as oportunidades existem e o mercado está em busca dos melhores, daqueles que se destacam”. O contrato inicial do Estaleiro Enseada do Paraguaçu foi firmado com uma duração de 20 anos com as consorciadas Odebrecht, OAS, UTC e Kawasaki Heavy Industries, que pode ser renovado consecutivamente, gerando perspectiva de carreira continuada para os jovens e todos aqueles que buscarem está preparados.
Em seguida Sr. Francisco (EEP), explanou sobre a instalação dos cursos profissionalizantes, destacou que inicialmente serão implantados pelo SENAI em Nazaré, com o acompanhamento do EEP, três cursos técnicos: mecânico montador, caldeireiro e encanador, que serão efetivados provavelmente em outubro/2013. Falou da importância dos jovens buscarem qualificar-se, para assegurar uma oportunidade, destacando que tem 15 profissionais da região que estão viajando em julho/2013 para o Japão, onde irão passar um ano se capacitando na tecnologia japonesa, no estaleiro da acionista Kawasaki Heavy Industries. Francisco informou ainda, que, o Estaleiro significa um futuro de transformação socioeconômica para a região, um futuro de sustentabilidade, e assegurou que, atualmente, 60% da mão de obra é da região, “há uma preocupação em aproveitar o máximo da mão de obra local, pois reduz os custos com o profissional e ainda gera desenvolvimento para a região”. Na oportunidade, orientou as pessoas para que se inscrevam no SINE, pois, é através de SINE a porta para ingresso no EEP. À proporção que as necessidades de contratação são demandadas, o EEP entra em contato com o SINE para captar mão de obra, lembrando que as pessoas precisam estar preparadas, buscando qualificar-se para não perder as oportunidades de emprego.
Ao final, José Eduardo (SENAI), falou sobre a implantação dos cursos técnicos e outros cursos no município de Nazaré, “inicialmente estaremos montando ainda esse ano, duas turmas com 40 vagas cada, para os cursos técnicos de mecânico montador, caldeireiro e encanador, esses cursos terão como público-alvo os alunos que estão cursando o 2º e 3º ano, mas haverá outros cursos que serão ofertados para pessoas que concluíram o 2º grau”.
O EEP vai ofertar 5 mil vagas de empregos diretos e outras 10 mil indiretas, alavancando a indústria naval baiana e contribuindo para o fortalecimento econômico e social de pelo menos 16 municípios baianos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário