Acesso à informação

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

NOVENÁRIO DE SÃO ROQUE REÚNE CENTENAS DE FIÉIS


Uma das principais manifestação populares de Nazaré, o novenário e procissão de São Roque, acontece no período de 07 a 15 de agosto, culminando na tradicional procissão, realizada dia 16 de agosto. A festa faz parte do ciclo de festejos populares e religiosos do município e acompanha o calendário da Igreja Católica.
São Roque é considerado o padroeiro do coração dos nazarenos. A padroeira original de Nazaré é Nossa Senhora de Nazaré.

Tudo começou em 21 de julho de 1855 quando houve uma calamidade, aBahia foi acometida pela epidemia do cólera, que apareceu nos arredores do Rio Vermelho e logo se deslocou para o Recôncavo, atingindo as cidades de Cachoeira, Santo Amaro, Itaparica, Valença e Nazareth. O cólera morbo se espalhou pela cidade de forma avassaladora, do Rio Jaguaripe, mãos piedosas trouxeram a imagem de São Roque para percorrer as ruas da cidade empesteada. A imagem foi achada no dia 16 de agosto de 1810, por quatro pescadores de camarão, na rede pertencente ao Sr. Joaquim Torquato, e foi levada para o local denominado Milagre. A chegada da imagem de São Roque promoveu um milagre. O cólera morbo foi extinto e daí por diante o povo vem mantendo a sua fé através de novenas, que são iniciadas a partir do dia 8 de agosto, atingindo o seu ponto alto no dia 16, quando a cidade recebe milhares de pessoas para procissão nas ruas da cidade.

No dia 10 de agosto, a Primeira Dama Eude Candeias comemorou mais um ano de vida. Carinhosamente acolhida pelos nazarenos no quarto dia da novena de São Roque, Eude recebeu rosas brancas e um enorme bolo, que foi repartido entre os presentes. Querida pelos nazarenos a Primeira Dama recebeu muitos abraços e felicitações, além da benção dos padres.

www.nazare.ba.gov.br
www.comunicanazare.blogspot.com
www.facebook.com/prefeituranazare

(Comunicação – PMN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário