Acesso à informação

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

NOTA TÉCNICA - FEBRE DO CHIKUNGUNYA

NOTA TÉCNICA 01/2014

FEBRE DO CHIKUNGUNYA

A infecção pelo vírus chinkungunya - CHIKV provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é o indicado.

Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, dor nas articulações (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações), que pode acompanhar-se de dor de cabeça e dor muscular. Também é frequente a ocorrência de manchas vermelhas pelo corpo com aspecto de picada. Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

Alertar-se para a importância da notificação imediata em até 24 horas através do meio de comunicação mais rápido disponível, de todos os casos compatíveis com febre do chikungunya, para garantir a oportunidade das medidas de prevenção e controle da transmissão.

ATENÇÃO:
Não usar antiinflamatórios, pois há risco de hemorragias.
Em caso de suspeita a principal orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
NÃO DEIXAR A ÁGUA PARADA É A MELHOR PREVENÇÃO PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO.


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário