Acesso à informação

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SOLENIDADE CONJUNTA DE POSSE DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR E CERTIFICAÇÃO DOS AGENTES MUNICIPAIS DE TRÂNSITO MARCA INÍCIO DE 2016


Uma solenidade conjunta, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Administração, ocorreu na noite do dia 11 de Janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nazaré, marcou os primeiros dias da gestão municipal em 2016. O evento teve na sua mesa diretiva as presenças do prefeito Milton Júnior, do diretor geral do Detran-BA, Dr. Maurício Bacellar, da presidente da Câmara Anita Brito, da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Eude Candeias e do secretário de Administração José Carlos Cardoso.  Participaram ainda do evento, Vereadores, secretários municipais e outras autoridades , dentre as quais a Profa Ilnara Menezes, Diretora da Escola Pública de Trânsito do DETRAN/BA, Rui Tourinho, coordenador da CIRETRAN de Santo Antônio de Jesus e o coordenador do RETRAN de Nazaré, Sandro Paixão Leal e presidentes de Conselhos Municipais.


CERTIFICAÇÃO DOS AGENTES MUNICIPAIS DE TRÂNSITO
A solenidade de certificação dos Agentes de Trânsito foi iniciada com o pronunciamento do diretor geral do Detran-BA, Dr. Maurício Bacellar, que enfatizou a importância dos cursos de capacitação promovidos pelo DETRAN, com atuação junto ao Exército, Marinha e Polícia Militar e, especialmente, junto às Prefeituras Municipais, interiorizando a ação do DETRAN/BA, em favor da população do Estado da Bahia. Relatou o conteúdo programático do curso, realizado em 120 horas aula, mostrando o valor desta capacitação para os 30 cursistas concluintes e para a comunidade, que passa a contar com agentes habilitados a atuar na organização do trânsito local. No ensejo comunicou ao Prefeito Miltinho que o governador Rui Costa autorizou a implantação do projeto de sinalização vertical, horizontal e semafórica do município de Nazaré, que será licitado ainda neste mês de janeiro.
Logo após, se deu a entrega dos certificados aos cursistas concluintes e, em seguida, coube ao secretário de Administração José Carlos Cardoso falar em nome do Poder Executivo. Na sua fala José Carlos destacou a luta do governo municipal para conquistar a municipalização do trânsito: “é uma luta iniciada pelo prefeito Milton Júnior, desde 2009. Tivemos muitas dificuldades, mas avançamos passo a passo. Criamos o DEMUT, fizemos a capacitação da JARI, trouxemos curso de capacitação dos agentes de trânsito, contratamos o sistema operacional necessário a integração com o DETRAN e, finalmente, conseguimos a formalização do convênio de municipalização do trânsito, com o DETRAN. Muitas foram as pedras no caminho, mas com dedicação da equipe, a exemplo do trabalho do Capitão Ludson Valente, ex- diretor do DEMUT, conseguimos avançar. E avançamos ainda mais rapidamente graças ao decisivo apoio dos Deputados João Carlos Bacellar e Alex Lima e, especialmente, a partir da chegada do amigo de Nazaré Dr. Maurício Bacellar à Diretoria do DETRAN/BA. A todos o nosso muito obrigado” 








POSSE DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR
Na segunda parte do evento a coordenadora municipal do CREAS, Cláudia Bacelar, projetou um vídeo sobre as etapas de escolha dos membros do Conselho Tutelar - CT e ressaltou a importância do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente como marco legal para formação dos conselhos. Deu conhecimento aos presentes que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é o órgão responsável por regulamentar o processo de seleção do CT , cabendo ao Ministério Público a fiscalização de sua atuação. Em seguida, após a leitura da Ata, foram empossados os cinco novos membros titulares do Conselho Tutelar, escolhidos em pleito eleitoral realizado em 04 de outubro de 2015, para atuarem no quadriênio 2016/2019. São eles: Adriana Xavier dos Santos, Ana Lília de Santana, France Rose dos Santos Barreto, Patrícia Almeida de Santana e Rosenilda Lima de Jesus. 
Ao final da solenidade, o prefeito Milton Júnior fez uso da palavra destacando a importante parceria com o Governo do Estado da Bahia para concretização da municipalização do trânsito. Agradeceu ao Diretor Maurício Bacellar pela  capacitação dos agentes de trânsito e ao governador Rui Costa pela liberação do projeto de sinalização horizontal, vertical e semafórica, com custo superior a 500 mil reais, que muito beneficiará a população nazarena. “O nosso objetivo é disciplinar o trânsito, melhorando as condições de mobilidade urbana e favorecendo a todos, nazarenos e visitantes, que trafegam em nossa cidade.” O prefeito Milton Júnior concluiu parabenizando os agentes de trânsito pelo empenho no curso, que culminou com a certificação dos mesmos, assim como desejou aos novos membros do Conselho Tutelar sucesso em sua atuação, no quadriênio de 2016/2019.




ASCOM - Prefeitura de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário