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terça-feira, 21 de junho de 2016

REUNIÃO PÚBLICA DISCUTE IMPACTOS DO SISTEMA VIÁRIO OESTE

 





Encontro promovido pelas Secretarias Estaduais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Prefeitura de Nazaré, realizado na tarde do dia 15 de junho, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, reuniu secretários municipais, vereadores do município de Nazaré, Milton Rabelo de Almeida Júnior, prefeito de Nazaré, Jandira Barbosa, vice-prefeita de Nazaré, Eude Candeias, primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Anita Britto, presidente da Câmara de Vereadores de Nazaré, Paulo Henrique, representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Robson Santana, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Heráclito Arandas, prefeito de Jaguaripe, Hunaldo Simões Costa, vice-prefeito de Jaguaripe, Deraldo Conceição Nunes, representante do Conselho Estadual do Recôncavo, Carlos Bispo, conselheiro do CMAS, Sandro Leal, coordenador do DETRAN/Nazaré, Jorge Antônio Castellucci Ferreira, prefeito de Salinas das Margaridas, Eladio Bahia, representante do Consórcio do Território do Recôncavo, Clóvis Penine, prefeito de Muniz Ferreira, Antônio de Brito Filho, secretário de Planejamento de Nazaré, Maurício de Oliveira Costa, Capitão da 3ª Cia da PM, Gildeon Santos Batista, gerente regional da Embasa de Santo Antônio de Jesus, sociedade civil e outros, para conhecer e discutir os resultados do estudo “Alternativas de adequação urbana para os municípios da área de impacto urbano direto do Sistema Viário Oeste – SVO”.

O prefeito Milton Júnior agradeceu a presença de todos e comentou sobre a importância dos munícipes ficarem sabendo do andamento do projeto e também tirar suas dúvidas. Aproveitando o ensejo, o prefeito informou aos presentes que foi elaborada uma carta manifestando o interesse do município de Nazaré, na reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, encaminhada ao Ministro junto às demais prefeituras da região, através do Deputado Federal Bebeto. “A reabertura do Estaleiro representa o soerguimento da nossa região”, em seguida passou a palavra para Sr. Paulo Henrique, representante da Secretaria Estadual de Planejamento, que noticiou aos presentes que o projeto da construção da ponte Salvador – Itaparica continua andando, com diversos estudos realizados (estudo de sondagem da Bahia de Todos os Santos, estudo de engenharia e navegabilidade, estudo de hidráulica marítima e outros), já foi obtida a licença prévia do empreendimento, autorizada pelo INEMA, as próximas etapas são a licença de implantação e a licença de operação, liberada após conclusão da obra. Comentou, “Esse projeto deve ser entendido como um projeto de estado, que deve unir os baianos, independente de suas opções políticas. São projetos de longo prazo, que são construídos para durar muito tempo, cinquenta, cem anos, não é uma obra qualquer. O país está parado, 90% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento estão hoje paradas no Brasil, mas vamos vencer. Nós vamos lutar para que esse projeto se inicie no ano de 2017”.

Paulo Henrique, representante da Secretaria Estadual de Planejamento, destacou “A ponte significa muito mais do que uma travessia de um lado para outro, mas a transposição para essa região de uma parte da riqueza do Estado da Bahia, que hoje se encontra concentrado na capital. Essa região está tão próxima dos instrumentos de geração de riqueza presentes na capital e ao mesmo tempo tão distante por conta de uma travessia”.

Graça Torreão, coordenadora do estudo de impacto do Sistema Viário – SVO, falou sobre a importância dos estudos realizados para subsidiar a implantação do Sistema Viário Oeste, iniciando sua fala, a palestrantes informou, “temos um projeto que vem se preocupando com os reflexos, com os resultados, para evitarmos surpresas e sermos surpreendidos com resultados indesejados e também tirar o melhor proveito possível das possibilidades que se abrem com todo esse investimento”. Em seguida foi apresentado um recorte de toda área impactada pelo SVO e algumas ações que irão buscar solucionar parte do transtorno que será ocasionado pelo aumento significativo do fluxo de veículos, inclui a ponte de ligação Salvador – Itaparica, uma nova rodovia atravessando a Ilha de Itaparica, com requalificação da BA-001, duplicação da ponte do funil, duplicação do trecho da rodovia BA – 001, um novo trecho alcançando a BR – 116 e contorno viário de Nazaré – Santo Antônio de Jesus, com base nessas diretrizes foi analisado quais seriam os impactos possíveis nas possibilidades de desenvolvimento urbano desses municípios e para isso foram considerados os aspectos indesejados, assim como as potencialidades que seriam criadas para os municípios impactados.

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ASCOM – Prefeitura de Nazaré

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