Acesso à informação

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

terça-feira, 19 de maio de 2009

ENCHENTE

A ÁGUA CESSOU E OS ESTRAGOS FICARAM
Estima-se que 80% da cidade foi atingida pela enchente e forte chuva que causaram deslizamento de encostas, desmoronamento de casas, destruição dos calçamentos. As ruas estão repletas de lama.
A prefeitura recebeu donativos da população local que sensibilizada permaneceu durante a tarde e noite de ontem e durante o dia de hoje(19/05), doando roupas, fraldas descartáveis, alimento e outros artigos. Foi solicitado apoio da CORDEC – Coordenação de Defesa Civil do Estado que encaminhou para Nazaré ontem à noite 190 colchões e 380 cobertores. Hoje (19/05) a CORDEC estará encaminhando os demais artigos e alimentos solicitados para atender os atingidos pela enchente. 260 colchões, 140 cobertores, 10 lonas e 100 filtros.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está dando toda assistência às famílias atingida. As pessoas desabrigadas estão recebendo alimentação, colchões, cobertores e outros artigos. As aulas nas escolas municipais foram suspensas. Três escolas da zona urbana sofreram com a enchente e estão passando por limpeza para que as aulas sejam retomadas. (Escola Antônio Uzêda (Coréia), Escola Disneylândia (Coqueiros), Escola Alexandre Bittencourt (Coqueiros) e Escola Narciso Pitanga).
Seis escolas municipais que não foram atingidas pela enchente estão servindo de abringo para famílias que perderam suas casas e outras que tiveram as casas invadidas pela água (Eduardo Carijé, Nair de Brito, Creche Nossa Senhora de Fátima, Altino Cerqueira, Giomar Muniz Pereira e Noel Bispo).
Na zona rural as estradas do Mucambo, Mercantil, Ronco, Rio da Cana, Tapera estão interditadas devido o deslizamento de encostas e a prefeitura já está tomando as providências para que as terras sejam retiradas. Estima-se que cerca de 200 famílias estão desabrigadas, em torno de 10 casas desabaram e 120 estão em estado de risco, segundo levantamento realizado nessa manhã em alguns bairros pela Coordenação da Defesa Civil Municipal e Assistentes Social.
A coordenação da Defesa Civil Municipal juntamente com as assistentes sociais do município continuam fazendo o levantamento em loco.
A prefeitura aguarda a homologação do DECRETO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA DO MUNÍCIPIO DE NAZARÉ pelo Governo do Estado para que seja disponibilizado apoio dos governos estadual e federal para: reconstrução dos calçamentos, contenção das encostas, apoio às famílias atingidas, limpeza das ruas, entre outros.
Por: Milena Figueiredo
Fotos: Roque Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário