.jpg)
A chuva que caiu durante todo final de semana e continuou durante todo dia de hoje (18/05), causou enchentes, deslizamento de encostas, desabamento de imóveis e destruição da pavimentação de diversas ruas de Nazaré. Na madrugada de hoje a população, especialmente dos bairros do Batatan, Coréia e Seco acordaram debaixo d'água devido o transbordamento do Rio Batatan, evento visto há mais de 20 anos.
As pessoas que viajavam pela BA-001 ficaram impedidos de seguir o caminho pois o Rio Batatan transbordou e cobriu uma boa extensão da pista de acesso à cidade, durante a manhã de hoje. No bairro do Areal, Caminho Novo e Ladeira Grande as fortes chuvas arrastaram calçamentos e invadiram casas. No acesso ao Monumento Jesus de Nazaré encostas deslizaram e o calçamento foi arrastado.
Boa parte dos moradores de regiões ribeirinhas aos Rios Batatan e Jaguaripe foram atingidos por enchentes e ficaram desabrigados. Algumas famílias perderam tudo e foram acolhidas pela prefeitura em abrigos improvisados, montados em escolas públicas.
No centro da cidade a água chegou a atingir 1,20m, cobrindo veículos e invadindo residências, casas comerciais e instituições públicas. Alguns moradores transitavam com canoas, tentando salvar seus pertences.
Boa parte das regiões rurais ficaram sem acesso por conta de deslizamento de encostas.
Verdadeiramente uma catastrofe que não se vê a muito tempo em Nazaré. Muitas famílias perderam pertences e outras sofreram com o desmoronamento de suas casas.
Nesse momento o nível da água do Rio Batatan, que pela manhã estava cobrindo as ruas, já diminui. Contudo, as águas do Rio Jaguaripe continuam subindo por conta do represamento de suas águas, especialmente, diante do período de maré alta que se iniciou no final desta tarde.
A comunidade está contando com o total apoio da Prefeitura Municipal que tem dado todo suporte para os atingidos, providênciando abrigo, alimento e promovendo outras ações de assistência.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social - Eude Candeias, solicitou da CORDEC - Coordenação Estadual de Defesa Civil doação de colchões, cobertores e cestas basicas para distribuição junto aos atingidos pelos eventos, devidamente cadastrados pela COMDEC - Coordenação Municipal de Defesa Civil, que estarão chegando ao município ainda hoje.
A estimativa levantada pela equipe do Governo Um Novo Tempo dá conta que cerca de 2.000 pessoas foram atingidas pelos eventos e cerca de 80% da cidade sofreu com a ação da chuva e das enchentes.
A previsão segundo o Clima Tempo é de chuva durante toda semana o que coloca em estado de alerta a população local. http://www.climatempo.com.br/previsao.php?CODCIDADE=5165
O Prefeito Milton Rabelo de Almeida Júnior acabou de prestar esclarecimentos à comunidade nazarena através do serviço de alto falantes (A Voz do Cruzeiro) sobre as ações desenvolvidas pela prefeitura durante todo o dia de hoje e solicitou da população não atingida apoio e doações para atendimento aos desabrigados.
DOAÇÕES DE ROUPAS, FRALDAS DESCARTAVEIS, COBERTORES E ALIMENTOS DEVEM SER ENCAMINHADOS À SEDE DA PREFEITURA OU DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Confira fotos de localidades atingidas pela enchente:
Por: Milena Figueiredo
Fotos: Roque Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário